Histórico da COOPFAM

Poço Fundo é uma cidade de cerca de 17 mil habitantes, localizada nas montanhas do Sul de Minas Gerais . A paisagem  montanhosa é dominada pelas plantações de café, principal atividade da região– de fato, Minas Gerais é o estado que concentra a maior parte da produção de café do Brasil.

294

Na década de 80, os pequenos agricultores de Poço Fundo se organizaram através da Pastoral da Terra num movimento de combate ao êxodo rural e em 1991 foi fundada a “Associação de Pequenos Produtores de Poço Fundo ” com o objetivo de promover a cooperação no grupo e melhorar assim as suas condições de vida e trabalho.

Em 2003 fundou-se a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região – Ltda, que hoje conta com a participação de mais de 320 sócios espalhados em  aproximadamente 20 municípios do Sul de Minas.

coopfam_2012

 A organização possui os certificados de produção orgânica BCS-Oko Garantie para os mercados americano, europeu e japonês e a certificação de comércio justo Fairtrade pela FLO, além do selo SIPAF que atesta que a produção é familiar.

 Com o objetivo de atingir um sistema produtivo sustentável, os membros da COOPFAM seguem os princípios ambientais que visam à conservação do ecossistema e cada grão é colhido de forma natural é seco a pleno sol. O resultado deste trabalho é a produção de cafés de excelente qualidade para o consumidor final.

A COOPFAM também congrega produtores que possuem outros tipos de culturas e incentiva e protagoniza várias atividades educativas e beneficentes, através de eventos e Projetos Sociais.  A união em forma de cooperativa possibilita uma constante melhoria das condições de vida para os membros envolvidos e para a sociedade em que está inserida.